quarta-feira, 25 de julho de 2012

À espera do debate


   Renovação é a palavra predominante no discurso das campanhas dos candidatos a prefeito de Lajeado.
Juliana Baiocco (PV), Luis Fernando Schmidt (PT) e Marcelo Caumo (PP) se mostram atentos ao clamor crescente da população, que parece incomodada com a falta de alternância no poder.
No sábado de manhã, dia 14, a rádio Independente começou o ciclo de debates com os candidatos à majoritária. Ofereceu uma excelente tribuna para que os oponentes – era para ser um debate – apresentassem suas ideias e programas de governo.
Tentei, ao longo de quase duas horas, anotar alguma proposta efetiva. Algo que representasse uma novidade e... nada.
Os candidatos foram tão diplomáticos que se esqueceram de apresentar seus programas de governo. Pior: sequer deixaram a impressão que há um programa.
Quando se referiram a algo parecido com um plano, foram superficiais em temas relevantes, como saneamento básico, trânsito e drogas. Nenhuma referência sobre inclusão, “apagão” de mão de obra, plano diretor e planejamento do crescimento do município.
Os eleitores da maior cidade do Vale do Taquari esperam muito do futuro prefeito. Querem – e têm o direito –    de conhecer o político que administrará o município de 71 mil habitantes e um orçamento anual que beira R$ 180 milhões.
   A renovação não é produto de perguntas vazias e respostas inócuas. Portanto, perdemos a primeira oportunidade de saber o que pensa e o que fará o futuro prefeito de Lajeado.

 Por falar no assunto...
O jornal A Hora se reúne, hoje, com candidatos à majoritária ou seus coordenadores de campanha para comunicar os métodos dos debates que a empresa faz a partir do dia 31. Serão dois encontros por semana até o início de outubro. Os eleitores conhecerão as propostas de candidatos a prefeito de 18 cidades com cobertura do jornal A Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário