É sabido que a maioria dos políticos brasileiros é desqualificada. O adjetivo ecoa mais forte quando o presidente do senado nacional, José Sarney usa helicóptero da polícia para passear, deixando cidadãos doentes sem atendimento, já que a função da aeronave é resgatar pacientes com urgência. Faltam palavras para descrever essa infâmia descarada. É um verdadeiro deboche ao povo brasileiro, argumentar que ele (Sarney) detém tal poder. É muita cara de pau!
Mas, vamos falar sobre nossa região. Afinal o telhado é de vidro e não temos o que comemorar. Basta analisar fatos desta semana.
É vexatório o que ocorreu na última sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado. Se insultarem de mentirosos, demagogos, cacos (sim, isso mesmo) é muita falta de qualidade e respeito – não entre eles – mas com o povo lajeadense. Pior ainda, quando se vê os motivos, resumidos a interesses politiqueiros e pessoais. Uma cidade com 70 mil habitantes merece mais... muito mais.
Em Arroio do Meio, alunos da rede municipal tiveram a iniciativa de assistir ao trabalho do Legislativo. Queriam aprender. Depois da sessão, saíram decepcionados, junto com os professores.
Em Forquetinha – não podia faltar – outro caso. Secretário de Obras e vereador trocaram acusações em função de um atendimento numa propriedade. Politicagem barata para conseguir adendos políticos. Não é essa a função dos agentes públicos, pagos com dinheiro do povo.
Chega de exemplos, mesmo que tenhamos o suficiente para encher esta página. Imaginamos como será em 2012, ano de eleições. Tomara que o respeito mútuo, o compromisso comunitário e o desenvolvimento regional prevaleçam sobre as picuinhas individuais. As demonstrações de agora deixam pouca esperança.