quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quase metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto


O IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou ontem resultado de pesquisa, realizada em 2008, onde mostra que 44,8% dos municípios brasileiros não tem rede de tratamento de esgoto.
Os índices são péssimos. Ainda assim, melhores do que no levantamento anterior, realizado no ano de 2000.
O quadro abaixo mostra a região sul entre as piores do país. No Vale do Taquari, campanhas publicitárias e cobranças dos meios de comunicação têm sido insuficientes para despertar os poderes públicos.
Em boa parte dos municípios da região, casos expõem a inexistência mínima de saneamento básico, como banheiros adequados e acesso a água potável, por exemplo. Esgoto tratado muito menos.
Já houveram evoluções, mas há um caminho longo a percorrer, começando pela criação de políticas públicas adequadas. Projetos sustentáveis que não tenham objetivo eleitoreiro e que possam desenvolver as cidades com mais solidez.
Um passo importante dão as administrações que exigem investimentos da Corsan. Por longos anos, a estatal se omitiu da responsabilidade e levou o dinheiro dos municípios. Está na hora de transformar estas arrecadações de décadas, em obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário