segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Disputa estapafúrdia por cargos

   Acordos entre os partidos durante a campanha eleitoral definem os cargos a serem assumidos nos governos. O velho jargão: “toma lá da cá”. São combinações de praxe que acompanham a classe. Não  poucas vezes, essas alianças se rompem, antes mesmo de assumirem os devidos postos. Em Lajeado, a incompatibilidade entre cargos e quantidade está isível e atrapalha o prefeito eleito Luis Fernando  Schmidt antes de começar o governo. O deputado Federal Enio Bacci (PDT) um dos líderes da chapa eleita – que discursou em comícios, falou em programas de rádio e televisão, visitou famílias, articulou militantes, etc – ameaça romper o acordo porque não conseguiu cargos suficientes para seu partido. Então me pergunto: qual o motivo e a estratégia que levaram Bacci a falar que Schmidt era o melhor  para Lajeado, se dois meses depois de eleito, já o critica, condena? Não receber cargos é justificativa para largar o projeto coletivo? Onde ficam as promessas que assumiu ao lado dos vencedores? A  resposta a essas perguntas resumem-se numa palavra: incoerência. Engana-se quem pensa que só o PDT é predador. Salva-se pouco – para não generalizar – partido que não é movido a isso. A falta de  conduta e descarada malandragem fazem da política um covil de aproveitadores e mantêm nossos governos inertes e pirrônicos. Por essas discrepâncias que amarguramos pífios índices de ensino, saúde,  segurança e em especial desenvolvimento. Só para lembrar: da quase dezena de partidos que ganhou as eleições ao lado de Schmidt e Vilsinho, o PTB de Antônio Scheffer há horas não fala a mesma língua.     Alguém imagina o motivo?
Bacci e Schmidt traçaram metas antes da campanha, definiram estratégias e venceram. Dois meses depois das eleições muda o discurso
Foto: Rodrigo Martini/Arquivo

Um comentário:

  1. Assim é em todos os cantos desse país, pois referidos cargos pagam sempre melhor que o mercado, especialmente aos de menor qualificação. Triste, mas algo incontestável.

    ResponderExcluir