terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lula viajou para não falar

   Acusado de receber dinheiro no esquema do Mensalão e envolvido diretamente na Operação Porto Seguro, o ex-presidente Lula deve um esclarecimento para a sociedade brasileira, que por oito anos lhe deu aval para governar o país. Deixou a presidência, em 2009, com um índice recorde de aprovação e popularidade, mas agora, quando evidências põem tudo em xeque, Lula vai a Paris, e se cala.
   Outrora, alegava “não saber de nada”, quando era citado em escândalos de corrupção. Esta semana, limitou-se a dizer que são “mentirosas” as declarações de Marcos Valério, sobre sua autorização e consentimento em todo os arrojos do Mensalão. As acusações de Valério, condenado a 40 anos de cadeia, perdem em credibilidade, pois na época do seu julgamento ele ficou quieto. Mesmo assim, exigem respostas e investigações.


   Na Operação Porto Seguro, Lula está ainda mais “enrolado”. Gravações colocam o ex-presidente como amante de Rosemary Nóvoa Noronha. Ela viajava na cabine presidencial do Aerolula sem aparecer na lista de passageiros. Não bastasse, Rosemary influenciava nas nomeações de cargos no governo, conseguia favores e tinha as “portas abertas” no Planalto, o que acabou numa mistura intragável do público e privado.
   O melhor diante de tantos escândalos é que temos no Supremo Tribunal Federal, um presidente como Joaquim Barbosa, corajoso e irredutível, contra falcatruas, roubalheiras e fraudes. Ele carrega a esperança de justiça que tanto nos falta. Que não lhe falte coragem e discernimento para punir quem ignora as leis e usa o dinheiro público como se fosse dinheiro de bolso.

Por falar em escândalo...

   Terá muito para dizer e tentar explicar o prefeito de Colinas, Gilberto Keller (PMDB), após as suspeitas de fraude no SUS, em seu governo. A comunidade o aguarda ansiosa da viagem que fez aos Estados Unidos, de onde antecipou o retorno para hoje. Sua aprovação nas urnas, em outubro, quando se reelegeu com mais de 70% dos votos, está ameaçada. 
Líder do partido e nome forte para concorrer à Assembleia Estadual em 2014, Keller põe em dúvida um governo reconhecido em Colinas e respeitado em toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário