quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Disse o necessário



Coragem é um dos princípios dos jornalistas, sobretudo, aqueles que assinam colunas de opinião e exercem influências direta ou indireta sobre a sociedade. Ficar em cima do muro, não assumindo postura e posição é parcialidade inócua. O jornalismo tem o papel de se aliar ao clamor público, tocando ao coração e aos desejos do cidadão.
No fim de semana, o colega Adair Weiss, em sua página 3, forneceu uma prova de que é preciso ter posicionamento firme, crítico e sem rabo preso. Escreveu sobre a barrigada da imprensa regional ao publicar que Antonio Scheffer (PTB) gastou só R$ 600 para se reeleger, como se toda a população lajeadense fosse cega ou ingênua. Fez remissão aos currais eleitorais existentes pela região, que conduzem aos cargos públicos, pessoas despreparadas e aproveitadoras. O desempenho desses compradores de voto se presume. Apontou, com muita sensatez e propriedade, o que estava entalado na garganta de muitos, tenho certeza. Ou alguém não duvida que houve compra escancarada de votos nessas eleições?

Em tempo

Impressiona a quantidade de retaliações e “acertos de contas” que desabrocham nestas semanas pós-eleições. Uns brindam festas com dinheiro ganho em apostas, outros comemoram malandragens e estratégias sujas para vencer. Vereadores reprovam projetos em forma de protesto. Eleitores corruptos assumem ter vendido o voto e fazem planos com os valores arrecadados. São provas antidemocráticas que nos confirma uma “politicagem” interesseira e partidária, na qual os desejos coletivos são preteridos pela ganância e “sede” de poder. E os cidadãos, como ficam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário