quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Festa à Fantasia

Polêmica para todos os gostos

A reportagem “Debaixo das Fantasias” publicada na edição passada no jornal A Hora mostra o evento de outra forma, preterida pela superficialidade e rotina de abordagens costumeiras.
         A matéria provocou manifestações nas redes sociais. Interpretações diferentes, que formam o saudável conflito democrático da sociedade. Aliás, a festa brinda a diversidade.
         Da comissão organizadora, veio revolta. Giuliano Orlandini ameaçou processar o A Hora. Julgou como irresponsável e insana a publicação e prometeu campanha publicitária contra o veículo.
         Diante das centenas de opiniões, expressadas em e-mails, redes sociais ou ao telefone, reforçamos e esclarecemos o motivo e o objetivo da reportagem.
A Festa à Fantasia não está acima do bem ou do mal. Da imprensa, não é papel julgar o certo ou errado. O A Hora, a exemplo de tantas outras ocasiões, fez uma abordagem singular. Para milhares de leitores, mostrou um lado desconhecido do evento. Nada do relatado é inverídico ou utópico.
Fomos, voluntariamente, específicos.
Poderíamos trazer a revolta e inquietação dos moradores vizinhos ao Clube Tiro e Caça - muitos escolhem este fim de semana para viajar; a baderna que se cria nas ruas naquelas imediações; as várias brigas durante a festa; dos menores que se embebedaram e pararam no pronto-socorro. E assim segue.
Ao mesmo tempo, abordar com mais intensidade, a criatividade, a curtição, a alegria e a magia que a festa proporciona para aqueles que focam essencialmente a diversão, como o jornal fez na edição anterior ao evento.
Frente a tantas situações pertinentes a serem abordadas, é inevitável concluir que o evento, que é privado e gera lucro para poucos, não é uma unanimidade.
Proibir sua realização seria acabar com algo consolidado. A Festa à Fantasia movimenta o comércio, mobiliza multidões e fortalece a pluralidade, divulga a cidade. Mas, discutir com a sociedade a sua forma de realização e o impacto cultural, pode ser benéfico.
Os comentários e opiniões relacionadas à matéria publicada pelo A Hora, estarei postando aqui no blog (abaixo).

Foto: Anderson Lopes

Um comentário:

  1. Gostei da matéria, é realmente o que acontece por lá, as pessoas ao se depararem com uma opinião contraria a sua são não absorvem bem a ideia, mas não tem nenhum fato que é mentira sobre a festa e nem exagerado, só é os olhos de uma pessoa em sua sã consciência e esta realmente vendo o que acontece por lá, e o jornal fez seu papel de mostrar uma face do evento que as outras mídias não fazem questão de mostrar sem omitir partes da informação. Parabéns ao jornal por mostrar a informação como ela realmente é! Que continue assim por décadas, ou até mesmo séculos, sem se influenciar ou pensar duas vezes antes de mostrar os fatos como realmente são só porque não vai agradar alguém. É a vida, sempre tem o outro grupo.

    ResponderExcluir