Polêmica para todos os gostos
A reportagem “Debaixo das Fantasias” publicada na edição passada no jornal A Hora mostra o evento de outra forma, preterida pela superficialidade e rotina de abordagens costumeiras.
A matéria provocou manifestações nas redes sociais. Interpretações diferentes, que formam o saudável conflito democrático da sociedade. Aliás, a festa brinda a diversidade.
Da comissão organizadora, veio revolta. Giuliano Orlandini ameaçou processar o A Hora. Julgou como irresponsável e insana a publicação e prometeu campanha publicitária contra o veículo.
Diante das centenas de opiniões, expressadas em e-mails, redes sociais ou ao telefone, reforçamos e esclarecemos o motivo e o objetivo da reportagem.
A Festa à Fantasia não está acima do bem ou do mal. Da imprensa, não é papel julgar o certo ou errado. O A Hora, a exemplo de tantas outras ocasiões, fez uma abordagem singular. Para milhares de leitores, mostrou um lado desconhecido do evento. Nada do relatado é inverídico ou utópico.
Fomos, voluntariamente, específicos.
Poderíamos trazer a revolta e inquietação dos moradores vizinhos ao Clube Tiro e Caça - muitos escolhem este fim de semana para viajar; a baderna que se cria nas ruas naquelas imediações; as várias brigas durante a festa; dos menores que se embebedaram e pararam no pronto-socorro. E assim segue.
Ao mesmo tempo, abordar com mais intensidade, a criatividade, a curtição, a alegria e a magia que a festa proporciona para aqueles que focam essencialmente a diversão, como o jornal fez na edição anterior ao evento.
Frente a tantas situações pertinentes a serem abordadas, é inevitável concluir que o evento, que é privado e gera lucro para poucos, não é uma unanimidade.
Proibir sua realização seria acabar com algo consolidado. A Festa à Fantasia movimenta o comércio, mobiliza multidões e fortalece a pluralidade, divulga a cidade. Mas, discutir com a sociedade a sua forma de realização e o impacto cultural, pode ser benéfico.
Os comentários e opiniões relacionadas à matéria publicada pelo A Hora, estarei postando aqui no blog (abaixo).
|
Foto: Anderson Lopes |